Um menino foi gravemente ferido no final da tarde deste sábado (4) após ter o pescoço atingido por uma linha cortante de pipa — conhecida como linha chilena — enquanto andava de bicicleta em uma rua de Tupã. O caso ocorrido por volta das 17h30 mobilizou a equipe médica da Santa Casa da cidade.
Segundo relatos de familiares publicados pelo radialista e jornalista Dernival Mânfio, uma pessoa que passava de carro presenciou o acidente e socorreu a criança, levando-a imediatamente à Santa Casa de Tupã. A vítima foi levada diretamente ao centro cirúrgico e passou por cirurgia de emergência.
Ainda de acordo com informações da família, o corte atingiu músculos e vasos importantes do pescoço, exigindo anestesia geral e intubação. “Ele perdeu bastante sangue, mas não precisou de transfusão. Agora está sendo monitorado pelos médicos, ainda sem conseguir se alimentar, porque o ferimento é profundo e comprometeu vários tecidos”, explicou a tia do menino. Após o procedimento, o garoto apresentou episódios de vômito, o que aumenta a apreensão sobre a recuperação.
A chamada linha chilena pode ser produzida artesanalmente — por vezes misturando vidro moído e cola aplicada na linha — para dar poder de corte nas disputas entre pipas. Além do risco a quem empina, a prática representa grave ameaça a motociclistas, ciclistas e pedestres, podendo causar lesões profundas e até mortes.
As informações são do portal Siga Mais, e do jornalista Dernival Mânfio.





