Em uma cerimônia marcada por reconhecimento e respeito ao trabalho desenvolvido no combate ao crime organizado, o Promotor de Justiça Lincoln Gakiya foi agraciado com o Colar do Mérito Institucional, uma das mais altas honrarias concedidas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).
A solenidade ocorreu na última sexta-feira (25/07), durante Sessão Solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, no auditório Queiroz Filho, na sede do MPSP.
Reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho firme e incansável à frente do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Gakiya tem sido uma referência na luta contra o crime organizado, especialmente em ações de enfrentamento às facções criminosas que atuam dentro e fora do sistema prisional paulista. Seu comprometimento com a Justiça e com a segurança da população tem rendido não apenas resultados concretos, mas também admiração e respeito por parte de colegas e instituições.

A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) prestigiou a homenagem com a presença de sua diretoria. Sentaram-se à mesa de honra o Presidente da entidade, Paulo Penteado, e o Diretor de Acompanhamento Legislativo, Arthur Pinto de Lemos Júnior, que também ocupa o cargo de Secretário do Conselho Superior. A presença institucional reforça o reconhecimento da classe ao trabalho do homenageado.
Também compuseram a mesa de autoridades nomes de destaque do cenário jurídico e da segurança pública, como o Secretário Nacional de Segurança Pública e ex-Procurador-Geral de Justiça, Mário Sarrubbo, a Corregedora-Geral Liliana Mercadante Mortari, o Secretário estadual da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, e o Procurador de Justiça aposentado Antonio Ferreira Pinto, entre outros.
A cerimônia foi prestigiada por membros do Ministério Público, da magistratura, da advocacia, forças policiais, familiares, amigos e ex-Procuradores-Gerais de Justiça, como José Emmanuel Burle Filho e Fernando Grella Vieira, todos reunidos para homenagear aquele que, de Presidente Prudente, se tornou símbolo brasileiro de coragem e firmeza na aplicação da lei.